Disposição no altar:É costume no Brasil os padrinhos esperarem a noiva no altar, ao invés de entrar em cortejo. A família da noiva deve ficar do lado esquerdo e a do noivo, do lado direito. A mãe da noiva é a primeira a tomar posição e, em seguida, os pais dos noivos. Os demais casais colocam-se em seus lugares. O número ideal de padrinhos é de dois casais de cada lado. Um altar lotado de pessoas não é muito elegante.
Caso você prefira um cortejo, deve ser feito na seguinte ordem:Entram o noivo e sua mãe, em seguida a mãe da noiva e o pai do noivo.
Logo depois, os padrinhos e, então, as damas e pajens.
Cortejo de pajens, daminhas e damas de honra:Devem entrar ao som de uma musical especial, não a marcha nupcial. As meninas entram primeiro e os pajens vêm em seguida. Também podem entrar formando casalzinhos.Um dos meninos carrega as alianças sobre uma almofada. Se houver apenas damas, uma delas leva as alianças. O cortejo chega no altar e divide-se, parte para a esquerda e parte para a direita. Caso seja apenas uma dama ou pajem, deve ficar do lado esquerdo.
A noiva:
A noiva entra ao som da marcha nupcial com o seu pai à sua esquerda e segurando o buquê com a mão direita. No altar, o pai deverá deixar a filha à esquerda do noivo, que deve cumprimentá-la com um beijo. A noiva passa o buquê para a mão esquerda.
O pai dirige-se para o lado esquerdo do altar para ficar ao lado da esposa.
Caso esteja usando luvas, a noiva deve retirá-las no altar e entregá-las a uma madrinha juntamente com o buquê. Deve recolocá-las somente no carro.
Saída da igreja:
Saem as damas e pajens, os noivos, a mãe da noiva com o pai do noivo, a mãe do noivo com o pai da noiva e finalmente os padrinhos.
Lembre-se:
Na falta do pai, a noiva pode entrar com um parente próximo, avô, irmão, tio ou padrinho.
Os noivos podem receber os cumprimentos dos convidados na igreja ou na recepção. O celebrante deve avisar os convidados, caso os noivos tenham optado pela segunda alternativa. Apenas os pais devem ficar junto ao casal para receber os cumprimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário